Escolha o Idioma

8/15/2015

Terapia Ocupacional - Bonsais


ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O CORRETO CULTIVO DO BONSAI

Cultivar um Bonsai é uma experiência renovadora que proporciona a troca de energia entre o cultivador e a planta. Uma excelente terapia ocupacional e anti-stress.

Recomendamos que leia atentamente estas orientações para que possa cuidar adequadamente do seu Bonsai.

A arte do Bonsai surgiu na China e remonta mais de dois mil anos de história, chegando mais tarde ao Japão onde se popularizou e foi aperfeiçoada. Os primeiros mestres em Bonsai chegaram ao Brasil com a imigração japonesa, sendo hoje uma arte difundida em todo o país.

COMO CUIDAR DO SEU BONSAI

LUZ E AMBIENTE

As plantas cultivadas em Bonsai são, em sua maioria, árvores ou grandes arbustos e como tal devem permanecer ao ar livre onde possam receber a luz solar, a chuva e o frescor do orvalho matinal sendo resguardadas apenas do excesso de sol a fim de evitar uma desidratação severa.


O excesso de sol pode ser evitado posicionando o Bonsai embaixo de uma árvore que filtre naturalmente os raios solares por entre suas folhas.

Devem ainda ser protegidas dos rigores do inverno em regiões muito frias e sujeitas a geadas (plantas tropicais). Neste caso podemos evitar danos abrigando a planta em área coberta ou em ambiente interno durante a noite.

Procure informar-se sobre as necessidades específicas do seu Bonsai para que possa escolher o melhor local de cultivo, com maior ou menor incidência de sol e vento.

Espécies como Juníperos e Pinheiros exigem um mínimo de 5 horas diárias de luz solar direta, sendo muito resistentes ao frio intenso.

O BONSAI EM INTERIOR

Para que seu bonsai se desenvolva com saúde é necessário que seja cultivado junto a uma janela que possa ser aberta diariamente fornecendo iluminação e ventilação, tendo em vista que a planta necessitará de 2 a 4 horas de sol por dia.


Evite o uso de cortinas para filtrar a luz e não posicione o Bonsai próximo a fontes de calor. Se possui animais de estimação, certifique-se de que estes não terão acesso à planta para evitar acidentes. Gire a planta a cada 15 dias, evitando a deformação dos galhos e folhas e o surgimento de brotos em apenas um lado. Ambientes fechados e com ar condicionado são totalmente inadequados ao cultivo do Bonsai.

ÁGUA NA MEDIDA CERTA

Como toda planta cultivada em vaso, o Bonsai depende da rega para obter a água essencial à vida. Devido ao diminuto tamanho do vaso usado em Bonsai a desidratação pode ocorrer rapidamente, sendo fundamental a atenção do cultivador no sentido de verificar a necessidade e a frequência da rega.

A falta de água é um dos fatores responsáveis pela perda de um Bonsai, no entanto, o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes e, da mesma forma, levar à perda da planta.

Calor, vento e tempo seco provocam a evaporação da água, levando o substrato a secar mais rapidamente. Nestas condições, a rega deve ser diária, e às vezes até duas vezes ao dia. O uso de um borrifador para umedecer as folhas nos dias mais quentes também é recomendado, mas deverá ser praticado antes do anoitecer para se evitar o desenvolvimento de fungos.


COMO REGAR O BONSAI

Diariamente, preferencialmente pela manhã, procure sentir com os dedos se a superfície do substrato está seca. A rega deverá ser abundante, até que escorra água pelos furos de drenagem do vaso. Caso use um prato embaixo do vaso para conter o excesso de água será conveniente removê-lo imediatamente após a rega para evitar o afogamento das raízes. Se o Bonsai ainda estiver úmido não será necessário regá-lo e você poderá verificar novamente, mais tarde.


USANDO UM REGADOR

O regador indicado para molhar o Bonsai deve ser pequeno e de fácil manuseio. Existem produtos específicos dotados de micro furos, estes regadores possibilitam fazer a rega sem correr o risco de remover o substrato acidentalmente, o que ocorre com regadores de jardim.





COMO ADUBAR O BONSAI

Como qualquer planta, o Bonsai necessita de nutrientes para que se desenvolva naturalmente. A forma de fornecer à planta estes nutrientes se dá por meio da adubação. Use somente adubos específicos para Bonsai, na dosagem recomendada e durante os meses de crescimento da planta. Durante o inverno não devemos adubar, já que este é o período de dormência vegetal.


PODA DE MANUTENÇÃO

Indicada para manter a forma e harmonia do seu Bonsai esta poda também equilibra a energia da planta evitando a perda de folhas e ramos internos. Pode ser praticada durante todo o ano.




PODA DE FORMAÇÃO

Indicada para a correção estrutural da planta. Nesta pode-se remover galhos ou mesmo parte do tronco, mas deve ser feita no inverno, já que a planta estará em dormência.
É necessária a aplicação de pasta cicatrizante para impermeabilizar o corte impedindo a entrada de doenças e facilitar a cicatrização.

TRANSPLANTE

Dependendo da espécie e idade, o Bonsai deverá ser replantado a cada 2 ou 3 anos. Esta operação inclui a troca parcial ou total do substrato e a poda das raízes.
Isso promoverá a renovação do sistema radicular e influenciará diretamente na saúde global do bonsai.

Em primeiro lugar, tem que se ter consciência de que Bonsai é uma árvore e que, mesmo pequena, necessita de cuidados que a natureza daria a uma árvore normal, como: luz do sol, chuva e vento. Mas, o principal para ela, que está plantada em uma bandeja e com pouca terra é a irrigação. Se a raiz secar, morre”. 

É uma terapia ocupacional muito eficaz. Você não consegue cuidar de um Bonsai com afazeres pendentes. Tem que viajar, principalmente na hora da poda. Tem que imaginar aquela árvore na natureza e podá-la para que fique igual. É um momento de muita intimidade em que a natureza exige exclusividade sua”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário