Escolha o Idioma

1/02/2015

Estimulantes

Agente que aumenta a atividade funcional de um organismo ou de qualquer parte de um organismo. Os estimulantes podem ser categorizados pelo sistema somático, pela função ou pelo agente em questão. Os estimulantes do sistema nervoso central incluem os analépticos (p.ex., estricnina, picrotoxina) e as aminas simpaticomiméticas (p.ex., anfetamina, cocaína).

Com referência ao sistema nervoso central, qualquer agente que ative, potencie ou aumente a atividade neural; também chamado de psico estimulante. Compreende as anfetaminas, a cocaína, a cafeína e outras xantinas, a nicotina, e os supressores do apetite sintéticos, tais como a fenmetrazina e o metilfenidato. 

Outras drogas têm ações estimulantes que, embora não sejam seus efeitos primários, podem manifestar-se em altas doses ou após o uso crônico; estes incluem os antidepressivos, os anticolinérgicos, e certos opioides.

Os estimulantes podem induzir sintomas sugestivos de intoxicação, incluindo taquicardia, dilatação pupilar, aumento da pressão sanguínea, hiper-reflexia, sudorese, calafrios, náusea e vômitos, e comportamento anormal tal como agressão, grandiosidade, hipervigilância, agitação e alteração do juízo crítico. 

O uso crônico geralmente induz alterações de personalidade e comportamento, tais como impulsividade, agressividade, irritabilidade e desconfiança. Pode ocorrer uma psicose alucinatória completa. A interrupção da ingestão após períodos de consumo prolongado ou elevado pode produzir uma síndrome de abstinência, com humor depressivo, fadiga, alterações de sono e aumento de sonhos.

Na CID-10, os transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de estimulantes são subdivididos uso de cocaína e uso de outros estimulantes, inclusive a cafeína. Proeminente entre eles estão a psicose anfetamínica e a psicose por cocaína. Ver transtorno psicótico induzido por álcool ou droga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário