Escolha o Idioma

12/18/2014

Dependência Química, Recuperação e Alimentação – Café

Café: planta (medicinal) utilizada como estimulante, aceleradora da absorção de outras moléculas (aumento da rapidez do efeito, por ex. do paracetamol), contra as dores de cabeça, enxaquecas e outras.

Constituintes 
Cafeína, ácidos clorogênicos

Partes utilizadas
Grãos

Efeitos do café 
Estimulante (do ponto de vista químico: consiste no bloqueio da adenosina), estimula a concentração, aumenta a memorização ou a associação de idéias (criatividade), exerce um estímulo positivo sobre o estado de espírito, antioxidante, efeito antibacteriano, vasoconstritor, protetor do fígado, diurético.


Indicações do café
Fadiga, enxaqueca (em associação a um analgésico), dor de cabeça (com ou sem associação a um analgésico), problemas de memória (efeito ainda não comprovado) cáries (em prevenção), diabetes (em prevenção), doença de Parkinson (em prevenção, diminui em 80% o risco de desenvolver o Mal de Parkinson), câncer de fígado (em prevenção), câncer do cólon (em prevenção, reduz em 25% o risco de desenvolver um câncer do cólon), câncer do útero, protetor do fígado em caso de alcoolismo (em prevenção), mau humor (humor depressivo), hipertensão (um café por dia provoca a diminuição da pressão arterial em algumas pessoas a até 9 milímetros de mercúrio, mais informações em conselhos sobre a hipertensão).

Efeitos secundários
Excitação, nervosismo, distúrbios do sono, problemas de ereção (em alta dose, como 10 a 12 cafés por dia), problemas na absorção metabólica de determinados minerais, desidratação, angústia ou medo, problemas cardíacos, incontinência (sobretudo nas mulheres), dependência (droga, risco de farmacodependência devido ao aumento do número de receptores da adenosina), distúrbios digestivos na região do estômago, geração de um fenômeno de tolerância, em crianças (taxa de cafeina nos refrigerantes), possível desenvolvimento de hiperatividade.

Contra-indicações 
Distúrbios cardíacos, esporte intensivo (diminui a oxigenação), gravidez (acreditamos que não se trata de uma contra-indicação absoluta mas é preferível evitar o café), osteoporose, distúrbios do sono. 



O café cresce principalmente nos países quentes (América Central, África, Brasil,...).

Observações
Bebida muito apreciada no Brasil, na Europa e no resto do mundo, consumida em dose moderada (3 a 4 cafés por dia), o café provoca nenhum ou somente poucos efeitos secundários. Todavia, nas pessoas sensíveis (como as crianças) e em fortes doses, o café pode ter os seguintes efeitos secundários: medo, angústia, hiperatividade, diarreia, problemas cardíacos, dores de cabeça e etc. Se você estiver apresentando algum desses efeitos secundários reduza o consumo ou pare totalmente com o café, opte pelo chá preto ou verde, que também exercem um efeito estimulante, porém possuem uma concentração menor de cafeina (teína). 

A cafeína (princípio ativo do café) intervém em inúmeras preparações farmacêuticas, como por exemplo, no efeito sonífero de medicamento (em antialérgicos, em medicamentos contra as dores de viagens) ou para ativar e potencializar o efeito de determinados antálgicos (paracetamol, AAS). É interessante mencionar ainda um estudo que prova que mulheres que consomem mais de 5 xícaras de café por dia engravidam com mais dificuldade. No entanto, o café ainda tem um papel preventivo em inúmeras doenças (incluindo o câncer), sendo assim, o benefício de tomar café é superior, e ele é portanto aconselhado para a população (menos para as pessoas sensíveis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário