Escolha o Idioma

12/21/2014

Alucinógeno

Substância psicoativa, natural ou sintética, capaz de ocasionar estados alterados de consciência caracterizados por: percepção intensificada, imagens vívidas que podem evoluir para ilusões e alucinações, alterações do humor e vivências de despersonalização/desrealização. Esses estados podem assemelhar-se a uma psicose aguda e conduzir a graves transtornos de comportamento, sem a produção de disfunção grosseira da memória e orientação características das síndromes orgânicas. 

Figuram entre os alucinógenos: 
(i) indolaminas, como a dietilamida do ácido lisérgico (lisergida, LSD), a N,N-dimetiltriptamina (DMT), a psilocibina e a harmina, 
(ii) feniletilaminas metoxiladas, como a mescalina; tetrahidrocanabinois, encontrados na maconha e no haxixe e 
(iii) várias outras drogas, como a metanfetamina metilenodioxianfetamina, MDA), 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA ou ecstasy), a fenciclidina (PCP), a muscarina e a miristicina. 

Apesar de intensamente investigado, o modo de ação preciso dos alucinógenos é mal compreendido.

A maioria dos alucinógenos é tomada por via oral; o DMT, no entanto, é cheirado ou fumado. O uso é tipicamente episódico; o uso crônico e freqüente é extremamente raro. Os efeitos são notados dentro de 20-30 minutos da ingestão e consistem de dilatação pupilar, elevação da pressão sanguínea, taquicardia, tremor, hiper-reflexia e a fase psicodélica (que consiste de euforia ou alterações de humor, ilusões visuais e percepções alteradas, um embotamento dos limites entre o eu e o não-eu, e freqüentemente um sentimento de unidade com o cosmos); são comuns flutuações rápidas entre euforia e disforia. 

Após 4-5 horas, este quadro pode ser substituído por idéias de auto-referência, sentimentos de consciência aumentada do eu interior, e uma sensação de controle mágico. Além da alucinose, que é produzida regularmente, são freqüentes outros efeitos adversos de alucinógenos que incluem:

a) más-viagens;
b) transtorno de percepção pós-alucinógeno ou flashbacks;
c) transtorno delirante, que geralmente segue-se à má-viagem; as mudanças perceptuais atenuam-se, mas o indivíduo torna-se convencido de que as distorções perceptuais experimentadas correspondem à realidade; o estado delirante pode durar apenas um ou dois dias, ou pode persistir;
d) transtorno afetivo ou do humor, que consiste de ansiedade, depressão ou mania que ocorre logo após o uso de alucinógeno e persiste por mais de 24 horas; tipicamente o indivíduo sente que nunca mais poderá voltar ao normal e expressa preocupação a respeito de dano cerebral como resultado da ingestão de droga.

Os alucinógenos têm sido usados como coadjuvantes de terapia de insight, embora de forma cada vez mais restrita ou até mesmo banida pela legislação. Sinonímia: Psicodisléptico; Psicotomimético. Ver Planta Alucinógena; Transtorno Por uso de substâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário