Escolha o Idioma

11/19/2014

Psiquiatria e álcool

Desde que descobri minha doença, que vem com um rótulo hediondo, tudo na minha vida mudou. ALCOÓLATRA! Já se vão 7 anos de conhecimento da doença e alguns 30 de beber como o que hoje entendo ser um alcoólatra.

Creio que como todo pensamento cartesiano, o mais simples é encontrar uma definição. A mais comum é a que diz que alcoólatra é aquela pessoa que bebe mais do que a maioria, que é compulsivo e que não consegue se controlar. Não é a definição médica mas serve para ilustrar.

Pois bem, aí começaram a me acometer algumas dúvidas como por exemplo porque conheço pelo menos uma dezena de médicos que são alcoólatras? 

Porque se usa uma definição formatada pela CID10 para definir estas pessoas? 

Porque? É muito simples, porque para saber o que é um alcoólatra só sendo um. O resto são dogmas, paradigmas e conceitos que não servem para 99% dos cachaceiros.

Porque eu, alcoólatra não conheço nenhum outro que beba porque gosta; porque eu sei que cada um tem motivos distintos para querer se livrar de sua realidade. Essa é a doença. 

Porque não sou capaz de lidar com meus problemas? Porque algo se torna tão insuportável que é melhor se anestesiar no álcool do que enfrentar o problema.

Então senhores, não me internem com doentes mentais, não me rotulem como depressivo, bipolar, antissocial ou qualquer outra porcaria. Tratem-me como um ser humano sim, desprovido de autoestima, com desejo de autoextermínio, cansado dessa vida e principalmente cansado de que me entupam de remédios que não resolvem nada. Fiquei assim e afirmo nada e ninguém que não passe por isso saberá lidar com isso.

É uma droga lícita pelo que não se pode comparar com as ilícitas. Qualquer cachaceiro bebe até sem dinheiro. Bebe tudo, de cerveja a álcool e perfume. Somos Piores de quem se esconde atrás da cocaína? Não creio. Creio sim que a única coisa em nosso desfavor é que demoramos mais para morrer.

Revejam seus conceitos senhores doutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário