Escolha o Idioma

11/11/2014

Escolhendo o Poder Superior, Difícil?

Alá ou Allah é a palavra utilizada no árabe para designar Deus. Embora o termo seja mais conhecido no Ocidente devido ao seu uso pelos muçulmanos, é utilizada pelos falantes do árabe de todas as fés abraâmicas, incluindo judeus e cristãos, para se referir à mesma divindade monoteística. O termo também era utilizado pelos habitantes pagãos politeístas de Meca (na atual Arábia Saudita) como referência a um deus criador, possivelmente a divindade suprema na Arábia pré-islâmica.

Os conceitos associados com o termo Alá (como divindade) são diferentes entre as diversas tradições. Na Arábia pré-islâmica Allah não era considerada a única divindade, e tinha companheiras, filhos e filhas - um conceito que o Islamismo revogou de maneira firme e resoluta. 

No islamismo, o nome de Alá (Allah) é o nome divino, geral e supremo, para o qual se acredita que todos os nomes divinos se refiram. Alá, na ótica islâmica, é único, a única Divindade, criador do universo e onipotente. Os cristãos árabes atuais utilizam termos como Deus, o Pai para distinguir seu uso daquele feito pelos islâmicos. Existem semelhanças e diferenças entre o conceito de Deus expresso pelo Corão e pela Bíblia hebraica.

A palavra tem a mesma raiz de el, um dos termos que designam o Deus único na Bíblia e que forma o sufixo de numerosos nomes próprios de origem hebraica ou aramaica como Daniel, Rafael, Miguel, Gabriel ("servo de Deus") com referência ao termo Allah que também designava, antes mesmo do Islão, o deus único do panteão em Meca.

Pensa-se erroneamente que Alá seja o nome próprio de um deus particular dos muçulmanos; no entanto, o termo é utilizado também pelos cristãos e judeus de língua árabe ao se referirem ao Deus de suas religiões. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário