Escolha o Idioma

5/30/2014

A bíblia ensina sobre os problemas do álcool

Nos países onde o povo de Israel habitava, havia culturas de videiras e o povo bebia, como hábito, suco de uva (não fermentado), mosto (suco fermentado), ou vinho. Mas desde os tempos mais remotos o vinho causou desastres, como por exemplo, a queda moral de Noé. Duma maneira geral quando não há abusos, a Bíblia não proíbe o uso de vinho. Então por que é que algumas Igrejas resolveram exigir a abstinência do álcool aos seus membros?
O fato é que nos nossos povos o abuso da bebida é uma das maiores causas do estrago físico, moral e espiritual. 

· "Não erreis: os bêbados não herdarão o Reino de Deus". I Cor. 6:10, Gal. 5:21.

O vinho, como as várias espécies de bebidas alcoólicas, tornaram-se para muitos milhares de pessoas em "escândalo" e uma pedra de tropeço. Por isso Jesus, que conhece o coração humano, não diz: "Voltai a ser moderados", mas ordena que se renuncie inteiramente e para sempre: 

· "Portanto, se a tua mão ou o teu pé te fazem cair em pecado, corta-os e atira-os para longe! É melhor entrares na vida eterna sem uma das mãos ou um dos pés do que seres atirado ao fogo do inferno levando as duas mãos e os dois pés. Do mesmo modo, se um dos teus olhos te faz pecar, arranca-o e atira-o para longe! É melhor entrares na vida eterna só com um olho do que seres atirado com os dois ao fogo do inferno." Mateus 18:8-9

Portanto, a abstinência total é uma opção positiva dada por Jesus a todos aqueles para quem as bebida alcoólicas é uma pedra de tropeço e que os faz cair no pecado.

Mas para quê pedir a abstinência a pessoas que não abusam? A Palavra de Deus mostra-nos que devemos, por causa dos fracos "não agradar a nós mesmos". "Nós, que somos fortes na fé, devemos suportar as fraquezas dos que não são como nós, sem procurarmos aquilo que nos é agradável. Cada um de nós deve agradar ao seu próximo naquilo que for bom para fortalecê-lo na fé”. Pois também Cristo não procurou o que lhe era agradável. Pelo contrário, passou-se com ele o que diz a Escritura:

· “Os insultos daqueles que te insultavam caíram sobre mim." Rom. 15:1-3 

· "Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo é útil à fé. Que ninguém procure o seu próprio bem, mas sim o dos outros." I Cor. 10:23,24

Quando Paulo fala de carnes compradas no mercado e que talvez tivessem sido sacrificadas aos ídolos, ele explica dizendo: 

· "Pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu", acrescentando "assim... pecais contra Cristo." e "se o manjar escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne". I Cor. 8: 8-13

· Paulo aplica também este pensamento ao vinho: 

· "É melhor não comer carne nem beber vinho nem fazer nada que leve o irmão na fé a cair no pecado." Romanos 14:21

Há milhares de pessoas que não são bastante fortes para usar moderadamente as bebidas alcoólicas, sem abusar delas. Para eles, beber um pouco que seja já é uma ocasião de tropeço e na maior parte das vezes a sua recaída fatal. Querendo imitar a moderação dos que não abusam, eles caem depressa no pecado e perecem. 

Então é a lei do amor fraternal que leva o cristão a renunciar voluntariamente a um uso lícito para ele mesmo, mas que é ocasião de perdição para um irmão. Ele aceita por amor, o sacrifício ao qual o irmão mais fraco tem de se submeter, por força, para não se perder.

Pensando nos milhares, milhões de pessoas caídas, prejudicadas pelo álcool, resolvemos nunca mais beber álcool e, também, provar às pessoas enganadas pela falsa propaganda, de que podemos gozar da vida, ter saúde, ter festas e ser social sem beber uma gota de álcool. Mas há ainda outra razão que milita a favor da abstinência do povo de Deus: é a nossa condição de mordomos do Senhor. 

A Bíblia ensina-nos que o nosso corpo é o templo de Deus e que não somos de nós mesmos: 

· "Não sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?" I Cor. 3:16

· "Não sabem que não pertencem a vocês mesmos, mas que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que está em vocês e que Deus vos deu?" I Cor. 6:19 

Ela nos chama a glorificar a Deus no nosso corpo que lhe pertence, avisando-nos ao mesmo tempo da condenação que há de cair sobre todo aquele que destruir este templo.

Ora, é fácil convencer-se de que o abuso das bebidas alcoólicas prejudica a saúde, leva o homem a expor sem necessidade o seu corpo a perigos, a desperdiçar as forças e as faculdades que ele devia utilizar para glorificar o seu Mestre. 

Pecando contra o seu corpo e não cuidando da sua saúde física e mental, o cristão peca contra Deus. Ele assemelha-se ao filho pródigo que desperdiçou o que tinha recebido do seu pai: 

· "Poucos dias depois, o mais novo vendeu o que era dele e partiu para uma terra muito distante, onde gastou todo o dinheiro numa vida desregrada." Lucas 15:13

E também ao mordomo infiel que dissipou os bens do seu senhor: 

· "Jesus disse aos seus discípulos: Havia um homem rico que tinha um feitor. Foram-lhe dizer que esse feitor desperdiçava os seus bens." Lucas 16:1 

A abstinência é necessária também para quem quer levar uma vida vitoriosa: 

· "Não sabem que, no estádio, todos os corredores tomam parte na corrida, mas só um é que recebe o prêmio? Corram, portanto, de maneira a poderem recebê-lo. Aqueles que se preparam para uma competição privam-se de tudo. E fazem-no só para ver se conseguem um prêmio, que, afinal, dura pouco. Mas nós trabalhamos por um prêmio que dura para sempre. É desta maneira que eu corro e não como quem corre sem saber para onde. É assim que eu luto e não como quem dá socos à toa. Mas eu luto contra o meu corpo, para o dominar, a fim de não acontecer que, andando a pregar aos outros, seja rejeitado por Deus." I Cor. 9:24-27

O cristão é ainda chamado a subjugar o seu corpo, a disciplinar os seus sentimentos e a refrear os seus impulsos para obedecer aos mandamentos de Deus: 

· "A vontade de Deus é que vivamos honestamente, mantendo-nos longe da imoralidade. Que cada um saiba usar com dignidade e respeito o corpo que lhe pertence. Não se deixem levar pelos maus desejos como fazem aqueles que não têm fé em Deus." I Tes. 4:3-5

Deus quer que sejamos livres e fortes, em vez de escravos do mal.

Ora, sabemos que o álcool ataca primeiramente o cérebro, que é o centro do juízo e da vontade. Pela sua ação sobre o sistema nervoso, as bebidas alcoólicas, mesmo tomadas em pequenas quantidades, diminuem a capacidade de vigiar, de dominar-se a si mesmo, de lutar contra o mal e de pegar-se ao bem. 

Mesmo sem se embriagar, o cristão que faz uso de bebidas alcoólicas torna-se mais fraco diante das tentações, mais exposto a transgredir as leis divinas por falta de perfeita lucidez. 

Veja o que aconteceu aos dois filhos do sacerdote Aarão e o mandamento que Deus deu depois da morte deles. Levítico 10:1-11

Devemos evitar tudo o que possa enfraquecer o nosso juízo e a nossa resistência aos pecados que o álcool facilita, tais como:

· Irritabilidade e brutalidade Provérbios 23:29-30; 20:1;

· Egoísmo, deslealdade, injustiça Habacuque 2:5; Provérbios 31:4-5; Isaías 28: 7;

· Impureza, imoralidade Provérbios 23:33; Oséias 4:11; 

· Preguiça Lucas 21: 34; Ecles. 10: 17-18, etc. 

A Palavra de Deus insiste também sobre a necessidade de sermos sóbrios: 

· "Por isso mesmo, não andemos a dormir como os outros, mas sejamos vigilantes e vivamos com sobriedade. Tanto os que dormem como os que se entregam à embriaguez é de noite que o costumam fazer." I Tes. 5:6-7 

· "Mas tu, sê prudente em tudo, suporta as dificuldades, comporta-te como mensageiro da Boa Nova e cumpre a tua missão." II Tm. 4:5

· Por isso, tenham o espírito preparado para a ação. Estejam atentos e ponham a esperança no dom que lhes será concedido quando Jesus se manifestar." I Pedro 1:13

Todos estamos sujeitos à fraqueza e por isso o apóstolo Paulo diz: 

· "Aquele que cuida estar em pé, olhe não caia" I Cor. 10: 12 

Ele exorta-nos também a olhar por nós mesmos para que não sejamos também tentados: 

· "Meus irmãos, se alguém for apanhado nalguma falta, vocês que têm o Espírito de Deus levem-no com mansidão ao bom caminho. E cada um de vocês tenha cuidado para não se deixar tentar." Gálatas 6:1 

Por todas estas razões achamos preferível renunciar às bebidas alcoólicas, não somente por amor dos irmãos que são fracos, mas também no nosso próprio interesse. Vigiemos e sejamos sóbrios

Abstinentes na Bíblia

Há na Bíblia vários exemplos de homens que renunciaram às bebidas alcoólicas. Todos eles receberam a aprovação de Deus.

Os recabitas (Jeremias 35). Apesar de terem vinho oferecido eles disseram: 

"Não beberemos vinho. Nosso pai nos mandou: nunca bebereis vinho. E Deus disse: Pois que obedecestes ao mandamento de Jonadab, nunca faltará varão a Jonadab".

Sansão e até a mãe dele, logo que ela concebeu a criança. 

· "Guarda-te de que bebas vinho ou bebida forte" Juízes 13: 4-7

Os narizeus, pessoas que "se separavam, para o Senhor". Faziam um voto de abstinência total de bebidas alcoólicas (Números 6: 1-4). Vimos aqui uma relação entre uma consagração mais completa e a abstinência. O profeta Amós fala dos nazireus como testemunhas de Deus (Amós 2: 11-12) junto aos profetas, num tempo de idolatria e imoralidade.

Enfim muitas vezes a Bíblia mostra o mal do alcoolismo. Prov. 23:29-35, 20:1; Oséias 4: 11, Isaías 5:11 - 22; I Cor. 5:11, etc.

O uso do Vinho na Ceia do Senhor

· Jesus usou uma bebida fermentada ou não fermentada de uvas, ao instituir a Ceia do Senhor (Mt 26.24-29; Mc 14.22-25; Lc 22.17-20; 1 Co 11.23-26)? Os dados abaixo levam à conclusão de que Jesus e seus discípulos beberam no dito ato suco de uva não fermentado.

· Nem Lucas nem qualquer outro escritor bíblico emprega a palavra “vinho” (gr. oinos) no tocante à Ceia do Senhor. Os escritores dos três primeiros Evangelhos empregam a expressão “fruto da vide” (Mt 26.24; Mc 14.25, Lc 22.18). O vinho não fermentado é o único “fruto da vide” verdadeiramente natural, contendo aproximadamente 20% de açúcar e nenhum álcool. A fermentação destrói boa parte do açúcar e altera aquilo que a videira produz. O vinho fermentado não é produzido pela videira.

· Jesus instituiu a Ceia do Senhor quando Ele e seus discípulos estavam celebrando a Páscoa. A lei da Páscoa em Êx 12.14-20 proibia, durante a semana daquele evento, a presença de seor (Êx 12.15), palavra hebraica para fermento ou qualquer agente fermentador. Seor, no mundo antigo, era frequentemente obtido da espuma espessa da superfície do vinho quando em fermentação. 

· Além disso, todo o hametz (i.e., qualquer coisa fermentada) era proibido (Êx 12.19; 13.7). Deus dera essas leis porque a fermentação simbolizava a corrupção e o pecado (Mt 16.6,12; 1 Co 5.7,8). Jesus, o Filho de Deus, cumpriu a lei em todas as suas exigências (Mt 5.17). Logo, teria cumprido a lei de Deus para a Páscoa, e não teria usado vinho fermentado.

· Um intenso debate perpassa os séculos entre os rabinos e estudiosos judaicos sobre a proibição ou não dos derivados fermentados na videira durante a Páscoa. Aqueles que sustentam uma interpretação mais rigorosa e literal das Escrituras hebraicas, especialmente (Êx 13.7), declaram que nenhum vinho fermentado devia ser usado nessa ocasião.

· Certos documentos judaicos afirmam que o uso do vinho não fermentado na Páscoa era comum nos tempos do Novo Testamento. Por exemplo: Segundo os Evangelhos Sinóticos, parece que no entardecer da quinta-feira da última semana de vida aqui, Jesus entrou com seus discípulos em Jerusalém, para com eles comer a Páscoa na cidade santa; neste caso, o pão e o vinho do culto de Santa Ceia instituído naquela ocasião por Ele, como memorial, seria o pão asmo e o vinho não fermentado do culto Seder.

· No AT, bebidas fermentadas nunca deviam ser usadas na casa de Deus, e um sacerdote não podia chegar-se a Deus em adoração se tomasse bebida embriagante (Lv 10.9). Jesus Cristo foi o Sumo Sacerdote de Deus do novo concerto, e chegou-se a Deus em favor do seu povo (Hb 3.1; 5.1-10).

· O valor de um símbolo se determina pela sua capacidade de conceituar a realidade espiritual. Logo, assim como o pão representava o corpo puro de Cristo e tinha que ser pão asmo (i.e., sem a corrupção da fermentação), o fruto da vide, representando o sangue incorruptível de Cristo, seria representado por suco de uva não fermentado (1 Pe 1.18-19). Uma vez que as Escrituras declaram explicitamente que o corpo e sangue de Cristo não experimentaram corrupção (Sl 16.10; At 2.27; 13.37), esses dois elementos são corretamente simbolizados por aquilo que não é corrompido nem fermentado.

· Paulo determinou que os coríntios tirassem dentre eles o fermento espiritual, o agente fermentador “da maldade e da malícia”, porque Cristo é a nossa Páscoa (1 Co 5.6-8). Seria contraditório usar na Ceia do Senhor um símbolo da maldade, algo contendo levedura ou fermento, se considerarmos os objetivos dessa ordenança do Senhor, bem como as exigências bíblicas para dela participarmos.

Portanto, o suco de uva, não embriagante e não fermentado, é a bebida mais apropriada para representar o sangue de Jesus na Ceia do Senhor. Por coerência, o pão, representativo do corpo de Cristo, deve ser sem fermento. O vinho fermentado é uma bebida alcoólica. Um sacerdote que tome vários goles de vinho dessa natureza por dia, em celebrações várias, tende a se tornar viciado. 

Qualquer espécie de bebida que contenha álcool é considerada uma droga, capaz de levar a dependência. A cachaça, por exemplo, é uma droga. Os alcoólatras em recuperação são orientados para não tomarem o primeiro gole, a fim de não desencadear um impulso incontrolável. O fornecimento de bebida embriagante a irmãos nessa situação é desaconselhável. 

A bebida Alcoólica segundo a Palavra de Deus

A mensagem principal do Senhor Jesus é a vida e a sua preservação em santidade e pureza.

A Palavra de Deus nos diz em João 10;10:

· "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."

Nós já aprendemos anteriormente um breve resumo do que o álcool faz na vida da sociedade, aspectos e alguns efeitos, portanto claramente é possível tirar a conclusão que o álcool é algo destrutivo, pois acaba com lares, famílias, empregos, destrói relacionamentos enfim ele vai destruindo e o fim é a morte.

Percebe-se na Palavra de Deus citada que em João 10;10 que isso provém do diabo ele quer destruir o máximo que puder e levar as pessoas até a morte, pois ele já esta condenado por Deus.

A Palavra de Deus nos ensina que Ele quer que tenhamos vida e vida com abundância, ou seja, Jesus Cristo não quis dizer que é para sermos ricos que abundemos na vida material tenhamos posses, carros, mansões, salários exorbitantes, Jesus Cristo quer dizer uma vida espiritual digna diante de Deus , ele quer que cheguemos mais perto de Deus para que Deus possa nos abençoar, termos uma vida tranquila de paz, bondade, fé, amor para com o próximo de união em família de saúde física, mas principalmente uma vida espiritual ativa , quando estamos em comunhão com Deus às outras coisas sendo elas matérias ou não são apenas uma consequência daquilo que Deus já tem preparado para nós.

É comum encontrarmos dentro das igrejas, vidas que anseiam por uma latinha de cerveja ou uma dose de uísque, estas, não vigiaram devidamente e foram influenciadas pela astuta mensagem do inimigo; preferem satisfazerem à carne e sua “sede” a ouvir a voz do Espírito Santo, que misericordiosamente se materializa na instrumentalidade dos irmãos. A palavra dita por Deus a Ezequiel se aplica muito bem a eles, veja:

· “Os filhos são de duro semblante e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus. Eles, quer ouçam quer deixem de ouvir, porque são casa rebelde, hão de saber que esteve no meio deles um profeta.” Ez 2:4,5

O Senhor Deus também fala com profundidade em Sua Palavra sobre a ingestão de bebidas alcoólicas, desaconselhando o seu consumo.

No livro de Levítico capítulo 10 Deus condena claramente a ingestão de bebida alcoólica, Nadabe e Abiú sacerdotes do templo morreram diante do Senhor porque beberam bebidas alcoólicas e entraram alcoolizados em um lugar Santo. 

“E falou o Senhor a Arão, dizendo: Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações e para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo”. Levítico 10; 8-10

Vejam meus amados que o Próprio Deus falou a Arão para não beber vinho ou bebida forte, pois estavam sujeitos à morte caso isso acontecesse. Ainda hoje é assim, nós não devemos beber seja pouco ou muito, seja vinho ou bebida forte. Qualquer tipo de bebida como cachaça, caipirinha, cerveja, uísque, vodca ou qualquer outra que contenha álcool, pois podemos acabar com nossas vidas. Deus fala ainda que este seja um estatuto perpétuo, ou seja, nunca devemos beber bebidas alcoólicas. 

· "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito." Efésios 5.18

· "E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia”. Lucas 21.34 

· "Invejas, homicídios, bebedeiras, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Gálatas 5.21

Veja que a palavra de Deus mais uma vez claramente condena um grupo, entre aqueles que fazem ingestão de bebidas alcoólicas, eles não herdarão o Reino de Deus.

· “Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo”. Isaias 28.7

Efeitos do vinho e bebidas alcoólicas segundo a Palavra Deus 

Provérbios 23; 29-35 

· Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o brasílico morderá.

· Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. 

· E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro. 

· E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? Aí então beberei outra vez. 

Estes são apenas alguns efeitos escarnecedores do vinho e outras bebidas alcoólicas. Quantas vezes você já fez uso de bebidas alcoólicas e sentiu esses efeitos após estar sobre o seu efeito?

Isto relata bem o que pode acontecer com quem faz uso de bebidas alcoólicas. O problema é que as pessoas podem perder a família, nem os amigos vão querer ajudar, pode perder o emprego e virar um escravo da bebida pelo resto da sua vida. Pode sofrer um acidente e ficar lesado pelo resto da sua vida, pode perder a sua vida e ir direto para o inferno, pois já aprendemos pela Bíblia Sagrada que os que bebem não herdarão o Reino de Deus. Ou seja, se a pessoa faz uso de bebidas alcoólicas e por conta dos efeitos da bebida cometeu algo ilícito vai dar conta disso a Deus.

No livro de Romanos 14.12 diz:

· "Cada um dará conta de si mesmo a Deus"

· "Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja” Romanos 13.13

Serão Destituídos do Reino de Deus

· "Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." 1 Coríntios 6.10

Os que fazem uso de bebidas alcoólicas não são boas companhias

· "Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne" Provérbios 23.20

Serão Punidos e descerão ao inferno

· Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedeira; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente! Isaías 5.11-14

· E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do SENHOR, nem consideram as obras das suas mãos. 

· Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede. 

· Portanto o inferno grandemente se alargou, e se abriu a sua boca desmesuradamente; e para lá descerão o seu esplendor, e a sua multidão, e a sua pompa, e os que entre eles se alegram!

· Ai dos que são poderosos para beber vinho e homens de poder para misturar bebida forte. Isaias 5;22