Escolha o Idioma

9/09/2011

Teste de Rorschach

Teste psicológico desenvolvido pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach (1884-1922) que busca revelar traços da personalidade e conflitos emocionais conscientes e inconscientes, através da obtenção das associações que a pessoa faz para um conjunto padronizado de manchas de tinta.
A seguir estão os dez borrões do teste de Rorschach, impressos em pranchas juntamente com as respostas mais freqüentes (quer para a imagem inteira quer para os detalhes mais importantes) de acordo com vários autores.

Note que as imagens são de domínio público na Suíça, terra nativa de Hermann Rorschach's (desde 1992 - 70 anos após a morte do autor, ou 50 anos após a data-limite de 1942), de acordo com a lei de direitos autorais suíço. Elas também estão em domínio público pelo sistema de Copyright (Todos os trabalhos publicados antes de 1923 são consideradas de domínio público). 

Prancha
Respostas Freqüentes
Comentários
Beck:
morcego, borboleta, mariposa
Piotrowski:
morcego (53%), borboleta (29%)
Dana (França):
borboleta (39%)
Ao verem a Prancha I, os testados freqüentemente indagam sobre como eles devem proceder, o que eles estão autorizados a fazer com o cartão (por exemplo, girá-lo). Sendo o primeiro cartão, pode fornecer pistas sobre como abordar temas novos e uma tarefa estressante. Não é, porém, um cartão geralmente difícil. Nessa mancha, é comum dar resposta de máscara ou de cara de animal usando as áreas em branco como olhos e narinas.
Beck:
dois seres humanos
Piotrowski:
animal de quatro patas (34%, parte cinza)
Dana (França):
animal: cachorro, elefante, urso (50%, cinza)
Os detalhes vermelhos da Prancha II são muitas vezes vistos como o sangue, e são as características mais distintivas. Respostas a ela podem fornecer indicações sobre como um sujeito é capaz de controlar sentimentos de raiva ou danos físicos e sobre sofrimentos do passado. Este cartão também pode induzir uma variedade de respostas sexuais. Também é comum respostas sobre a área branca no centro como avião e diamante.

Beck:
dois seres humanos (cinza)
Piotrowski:
figuras humanas (72%, cinza)
Dana (França):
seres humanos (76%, cinza)
A Prancha III é geralmente percebida como contendo dois seres humanos envolvidos em alguma interação, e pode fornecer informações sobre como o sujeito se relaciona com outras pessoas (mais especificamente, a latência de resposta pode revelar dificuldades nas interações sociais). Essas pessoas podem parecer transsexuais por possuirem pênis e vagina, indicando como o entrevistado lida com a questão de gênero.
Beck:
ser parahumano
Piotrowski:
pele animal, tapete de pele (41%)
Dana (França):
pele animal (46%)
A Prancha IV é notável por sua cor escura e seu sombreamento e é geralmente considerada uma grande figura parahumana (gigante, monstro, vulto) e, por vezes ameaçadora, agravada com a impressão comum do sujeito estar em uma posição inferior vendo pés enormes e cabeça pequena. O conteúdo humano ou animal é quase sempre classificado como masculino. As qualidades expressas pelo assunto podem indicar atitudes para com os homens e de autoridade. Também é comum respostas usando as variações de sombreado dessa mancha.

Beck:
morcego, borboleta, mariposa
Piotrowski:
borboleta (48%), morcego (40%)
Dana (France):
borboleta (48%), morcego (46%)
A Prancha V é, geralmente, facilmente interpretada e normalmente não é percebida como uma ameaça. Instiga uma "mudança de ritmo" na prova, depois da prancha anterior mais desafiadora. Contendo algumas características que geram preocupações, é a mais fácil para gerar uma resposta de boa qualidade. É comum ser vista como uma mistura de animais.

Beck:
couro, pele, tapete
Piotrowski:
pele animal, tapete de pele (41%)
Dana (França):
pele animal (46%)
A textura é a característica dominante da Prancha VI, que muitas vezes provoca associação relacionada à proximidade interpessoal; é especificamente uma placa de "sexo": respostas com conteúdo sexual são relatadas com mais freqüência do que em qualquer outro cartão, apesar de outros cartões terem uma maior variedade de conteúdo sexual comumente visto. Respostas indicando textura (macio, áspero, fofo, peludo...) revelam sobre a carência sexual do indivíduo.

Beck:
cabeças humanas ou faces (topo)
Piotrowski:
cabeças de mulheres ou crianças (27%, topo)
Dana (França):
cabeça humana (46%, topo)
A Prancha VII pode ser associada com a feminilidade, e funciona como a prancha materna, onde as dificuldades em responder podem estar relacionadas a preocupações com as figuras femininas na vida do sujeito. O detalhe central é relativamente freqüente (embora não seja popularmente) identificado como uma vagina, o que torna esta prancha ligada à sexualidade feminina, em particular. É comum que as mulheres ou meninas da imagem sejam vistas como sem braço ou/e sem pernas e com o cabelo para cima ou um cocar de índio. Também é comum que elas estejam interagindo.

Beck:
animal: não um gato ou cachorro (rosa)
Piotrowski:
animal de quatro patas (94%, rosa)
Dana (França):
animal de quatro patas (93%, rosa)
Os testados muitas vezes expressam alívio sobre a Prancha VIII, o que lhes permite relaxar e responder de forma eficaz. Similar à Prancha V, ela representa uma mudança de ritmo, no entanto, a placa apresenta dificuldades de elaboração de novo, sendo a primeira complexa e multicolorida prancha no conjunto. Portanto, pessoas com dificuldades em situações complexas ou de processamento de estímulos emocionais sentem-se desconfortáveis com esta placa.

Beck:
ser parahumano (laranja)
Piotrowski:
não existe uma resposta popular
Dana (França):
não existe uma resposta popular
A característica da Prancha IX é a forma indistinta e difusa, silenciado características cromáticas, criando uma indefinição geral. Existe apenas uma resposta popular, e é a menos freqüente de todos os cartões. Tendo dificuldades com o processamento, esta placa pode indicar dificuldade para lidar com dados não estruturados. Na área laranja é comum respostas de criaturas semelhantes a humanos (classificados como parahumanos) como bruxas ou pessoas fantasiadas.

Beck:
caranguejo, lagosta, aranha (azul)
Piotrowski:
caranguejo, aranha (37%, azul),
cabeça de coelho (31%, verde claro),
lagartas, larvas, cobras (28%, verde)
Dana (França):
não existe uma resposta popular
A Prancha X é estruturalmente semelhante à Prancha VIII, mas a sua incerteza e complexidade são uma reminiscência da Prancha IX: as pessoas que têm dificuldade de lidar com muitos estímulos simultâneos podem particularmente não gostar dela. Além das respostas de animais é comum respostas de fogo de artifício e flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário