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8/07/2011

Testes cognitivos

A avaliação cognitiva pode ser iniciada com testes de rastreio, como o mini-exame do estado mental (Minimental – MEEM) (Folstein et al, 1975), devendo ser complementada por testes que avaliam diferentes componentes do funcionamento cognitivo. Para esta finalidade, podem ser empregados testes breves, de fácil e rápida aplicação pelo clínico, como os de memória, os de fluência verbal e o desenho do relógio. Estes testes permitem distinguir o paciente demente do não-demente, mas não são eficazes para fazer o diagnóstico diferencial entre Alzheimer e outros tipos de demência


Escalas de avaliação cognitiva

Miniexame do Estado Mental – As escalas utilizadas nesse estudo são amplamente utilizadas em pesquisas. O Miniexame do Estado Mental é um instrumento utilizado para triagem e avaliação da evolução dos distúrbios cognitivos, com pontuação variando de 0 a 30. As notas de corte dependem do grau de escolaridade, sendo considerados anormais, geralmente, escores menores que 24.
Camcog – O Camcog, uma entrevista estruturada baseada na seção cognitiva do Cambridge Examination for Mental Disorders of the Elderly, permite a verificação de déficits cognitivos em diferentes domínios (orientação, linguagem, memória, atenção, concentração, praxia, percepção e pensamento abstrato). A pontuação varia de 0 a 107. É descrita nota de corte de 79/80, sendo valores menores indicativos de pior desempenho.
Escala de Pfeffer  – A escala de Pfeffer, composta por dez itens, evidencia a funcionalidade através do grau de independência para realização das atividades instrumentais de vida diária. O escore mínimo é 0 e o máximo é 30. Quanto mais pontos, maior é a dependência do paciente, sendo considerada a presença de prejuízo funcional a partir de um escore de 3.
Inventário Neuropsiquiátrico  – O Inventário Neuropsiquiátrico é um questionário de 12 itens que possibilita determinar a presença de sintomas neuropsiquiátricos e comportamentais, sua freqüência e intensidade. A pontuação, de 0 a 144, é calculada pela multiplicação da freqüência pela intensidade dos sintomas (delírios, alucinações, agitação psicomotora, depressão, ansiedade, euforia, apatia, desinibição, irritabilidade, comportamento motor aberrante, comportamentos noturnos e alterações alimentares). Quanto maior a pontuação, maior a intensidade e freqüência dos mesmos.
Burden Interview – A Burden Interview é uma entrevista de 22 perguntas que avalia o impacto de doenças mentais e físicas nos cuidadores informais. Varia de 0 a 88. Maior pontuação indica aumento na sobrecarga.

MINI-MENTAL DE FOLSTEIN (1975)
1. Orientação Temporal (5): Ano Mês Dia do Mês Dia da Semana Semestre
2. Orientação Espacial (5): Estado Cidade Bairro Local Andar
3. Registro (3):
-Repetir: GELO, LEÃO e PLANTA
4. Atenção e Cálculo (5):
100 - 7 = 93 - 7 = 86 - 7 = 79 - 7 = 72 - 7 = 65
MUNDO=ODNUM
5. Memória de Evocação (3):
-Quais os três objetos perguntados anteriormente?
6: Nomear dois objetos: relógio e caneta (0 a 2)
7: Repetir: "NEM AQUI, NEM ALI, NEM LÁ"
8: Comando de estágios: "Apanhe esta folha de papel com a mão direita, dobre-a ao meio e coloque-a no chão" ( 0 a 3 )
9: Escrever uma frase completa ( 0 a 1 )
10: Copiar diagrama em anexo ( 0 a 1 )
11: Ler e executar ( 0 a 1 ) 




FLUÊNCIA VERBAL
O teste de fluência verbal também é extremamente simples e avalia a memória semântica (conhecimento geral sobre o mundo, dos fatos, das palavras, sem relação com o momento do seu aprendizado). Consiste na avaliação de categorias semânticas pré-definidas, como por exemplo animais e frutas. Solicita-se ao paciente que enumere o máximo de animais ("bichos") e frutas em 1 minuto cronometrado. A pontuação mínima obtida por idosos com 8 anos ou mais de escolaridade e analfabetos é, respectivamente, 13 e 9. 
"Você deve falar todos os nomes de animais que se lembrar, no menor tempo possível. Qualquer animal vale: insetos, pássaros, peixes e animais de quatro patas. Quantos mais você falar, melhor. Pode começar". (Considere "boi e vaca" como dois animais mas "gato e gata" como um só. Se disser passarinho, cobra, lagarto" conte como três animais; se disser "passarinho, canário e peixe", conte como dois. Ou seja: a classe vale como nome se não houver outros nomes da mesma classe). 
Anote o número de animais lembrados em 1 minuto: __


TESTE DE RECONHECIMENTO DE FIGURAS
A maioria dos indivíduos normais nomeia adequadamente pelo menos 9 das 10 figuras, lembra-se de 5 ou mais figuras no teste de memória incidental e de pelo menos 6 no primeiro teste de memória imediata; no teste de memória tardia (após cinco minutos), indivíduos normais recordam-se de pelo menos 5 figuras; indivíduos normais usualmente reconhecem 9 das figuras previamente vistas entre as 20.
Percepção Visual e Nomeação
Mostre a folha contendo as 10 figuras e pergunte: "que figuras são estas?"
Percepção visual correta: (      )
Nomeação correta: (      )
Memória Incidental (MI) (      )
Esconda as figuras e pergunte: "que figuras eu acabei de lhe mostrar?"
Memória Imediata (MI1) 
Mostre as figuras novamente durante 30 segundos dizendo: "Olhe bem e procure memorizar esta figuras" (Se houver déficit visual importante, peça que memorize as palavras que você vai dizer; diga os nomes dos objetos lentamente, um nome/segundo; fale a série toda duas vezes.)
Memória Imediata 2 (MI2) (      )


TESTE DO RELÓGIO
O Teste do Relógio também faz parte da triagem cognitiva pela sua simplicidade. Avalia melhor a função visuo-espacial e a função executiva, mas sofre influência de todas as funções cognitivas. Outra grande vantagem é a menor influência do grau de alfabetização na realização do teste, aumentando a fidedignidade do teste em pacientes com baixo nível de escolaridade. É um teste eminentemente qualitativo e, portanto, não necessita de score, apesar de alguns autores.

Consiste em solicitar ao paciente desenhar os números do relógio, marcando determinada hora (11:10), sem mencionar a necessidade de ponteiros. O círculo pode ou não ser oferecido previamente. O teste é considerado completo quando o paciente desenha todos os números do relógio, espacialmente bem distribuídos, e os ponteiros marcando 11:10. O teste não é cronometrado e pode ser repetido quantas vezes forem necessárias. 
"Este círculo é um relógio. Desenhe todos números marcando 11 horas e 10 minutos."

Interpretação do teste segundo Shulman:
0 Inabilidade absoluta de representar o relógio;
1 O desenho tem algo a ver com o relógio mas com desorganização visuo-espacial grave;
2 Desorganização visuo-espacial moderada que leva a uma marcação de hora incorreta, perseveração, confusão esquerda-direita, números faltando, números repetidos, sem ponteiros, com ponteiros em excesso;
3 Distribuição visuo-espacial correta com marcação errada da hora;
4 Pequenos erros espaciais com dígitos e hora corretos;
5 Relógio perfeito;


ÍNDICE DE PFEFFER

Avaliação das Atividades de Vida Diária, segundo Pfeffer

0. Normal                                                                                 0. Nunca o fez, mas poderia fazê-lo
1. Faz, com dificuldade                                                           1. Nunca o fez e agora teria dificuldade
2. Necessita de ajuda
3. Não é capaz

0
1
2
3
0
1
Ele (Ela) é capaz de preparar uma comida?






Ele (Ela) manuseia seu próprio dinheiro?






Ele (Ela) é capaz de manusear seus próprios remédios?






Ele (Ela)é capaz de comprar roupas, comida, coisas para casa sozinho?






Ele (Ela) é capaz de esquentar a água para o café e apagar o fogo?






Ele (Ela) é capaz de manter-se em dia com as atualidades, com os acontecimentos da comunidade ou da vizinhança?






Ele (Ela) é capaz de prestar atenção, entender e discutir um programa de rádio ou televisão, um jornal ou uma revista?






Ele (Ela) é capaz de lembrar-se de compromissos, acontecimentos, familiares, feriados?






Ele (Ela) é capaz de passear pela vizinhança e encontrar o caminho de volta para casa?






Ele (Ela) é pode ser deixado (a) em casa sozinho (a) de forma segura?
0. Normal                                        0. Nunca ficou, mas poderia ficar agora
1. Sim, com precauções                  1. Nunca ficou e agora teria dificuldade
2. Sim, por curtos períodos
3. Não poderia






PONTUAÇÃO




TESTE DE LISTA DE PALAVRAS DO CERAD (MORRIS et al, 1989; BERTOLUCCI et al, 1998)


Lista de Palavras para Fixação e Recordação
1a tentativa
Ordem
2a tentativa
Ordem
3a tentativa
Ordem
Manteiga

Praia

Cabana

Braço

Braço

Bilhete

Praia

Cabana

Poste

Carta

Manteiga

Rainha

Rainha

Poste

Motor

Cabana

Motor

Carta

Poste

Erva

Erva

Bilhete

Rainha

Braço

Erva

Bilhete

Manteiga

Motor

Carta

Praia

Score






Evocação de 5 minutos

Ordem
Manteiga

Braço

Praia

Carta

Rainha

Cabana

Poste

Bilhete

Erva

Motor

SCORE

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