O alcoolismo é um dos problemas que mais atingem as empresas. Ele afeta intimamente o comportamento dos empregados: constantes atestados, acidentes de trabalho, quedas na produção, conflitos familiares, agressões, problemas financeiros, problemas de saúde, aposentadoria por invalidez e outros.
Os reflexos causados pelo abuso do álcool no trabalho têm motivado as empresas brasileiras a implantarem o Programa de Alcoolismo na Empresa – PAE, que visa o diagnóstico precoce e o encaminhamento dos trabalhadores com problema para tratamento.
Os tratamentos costumam ser feitos em três etapas:
1) Identificação do alcoolismo pelo Médico (Clínico) da empresa, após entrevista(s) com o empregado;
2) Desintoxicação do alcoólatra, durante 3 a 10 dias, em ambulatório ou hospital; e
3) Reabilitação do paciente, a longo prazo, com acompanhamento de Terapeuta.
Embora a identificação ou detecção do alcoolismo deva ser feito por um Médico, como foi dito acima, existem dois (2) testes práticos que podem ajudá-lo a tomar consciência do problema do alcoolismo, “o primeiro passo para a cura dessa doença”, segundo os especialistas.
Soluções
Por mais que a pessoa beba socialmente, via de regra, o indivíduo é considerado alcoolizado após ingerir 2 doses de bebidas destiladas, ou até mesmo 2 latas de cerveja. Segundo pesquisa no Hospital de Clínicas de São Paulo, cerca de 15% da população brasileira sofre de alcoolismo. ÁLCOOL TAMBÉM É DROGA!
O alcoolista não bebe com prazer, e sim para que o efeito comece logo. Prefere comer um pouco enquanto bebe, para não diminuir o efeito da bebida. Se comer, a oxidação do álcool será maior, sua eliminação da corrente sanguínea mais rápida e o efeito menor.
O alcoolismo é uma doença incurável, de determinação fatal e progressiva até mesmo em período de abstinência, entretanto, existem tratamentos para interromper o crescimento da doença.








Nenhum comentário:
Postar um comentário